Autoridade Portuária de Santos busca soluções logísticas para exportação de café
Armadores, terminais e exportadores que atuam com café serão convocados pela Autoridade Portuária de Santos (APS) para uma reunião com o objetivo de buscar soluções logísticas conjuntas e aprimorar o processo de exportação de café, que representa 80% de todo o grão produzido no Brasil e é enviado por Santos para 120 destinos no mundo.
A decisão foi tomada pelo presidente da APS durante uma reunião com o diretor-técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realizada no dia 27 de março de 2024, na sede da Companhia. O Cecafé tem divulgado estar com dificuldades no envio do produto para o exterior, o que motivou a ação da APS em buscar melhorias no processo de exportação.
Foi montada uma comissão de trabalho para agilizar o escoamento do café brasileiro pelo Porto de Santos. A intenção é ouvir todos os envolvidos nas etapas do processo e alinhar ações para melhorar a velocidade das exportações, afinal o Brasil produz hoje 33% do café consumido no planeta, sendo que 80% deste total passa por Santos.
Esta iniciativa visa garantir a eficiência e a competitividade do café brasileiro no mercado internacional.