Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil avança nas relações comerciais com a Índia
Em busca de ampliar as relações comerciais entre o Brasil e a Índia, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou uma missão na Índia, onde se reuniu com importantes líderes do governo indiano, incluindo o Ministro do Comércio e Indústria, Assuntos dos Consumidores, Alimentos e Estoques Públicos e Têxteis da Índia, Piyush Goyal.
O encontro entre as equipes, realizado na noite da última sexta-feira (03/11), na capital indiana, Nova Delhi, teve como foco as discussões sobre medidas tributárias que podem proporcionar maior competitividade aos produtos agropecuários do Brasil e da Índia no comércio bilateral.
Do lado brasileiro, a solicitação foi pela isenção e redução das tarifas de importação para cotas específicas de produtos prioritários na relação comercial entre os dois países, incluindo cortes de frango, carne suína, suco de laranja e algodão. Essas medidas, caso implementadas, podem fortalecer a parceria comercial e impulsionar o intercâmbio desses produtos.
Carlos Fávaro enfatizou que o Brasil se tornou um fornecedor confiável de suprimentos agrícolas nos últimos anos, destacando sua capacidade de produzir alimentos de alta qualidade de forma sustentável. Essa produção robusta e sustentável é um trunfo que o Brasil está disposto a oferecer ao mercado indiano e ao mundo.
Além do aspecto comercial, o Ministro Fávaro também ressaltou o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em combater e erradicar a fome. Nesse sentido, o Brasil está disposto a oferecer parcerias à Índia para a transferência de tecnologia na produção de alimentos tropicais.
A Índia, como o país mais populoso do mundo, concentra sua produção de alimentos em pequenas propriedades. Portanto, a cooperação e o estreitamento das relações comerciais com outros países são fundamentais para atender às crescentes demandas.
Piyush Goyal, o Ministro indiano, enfatizou a importância da cooperação positiva entre as duas nações. A Índia vê essa parceria como uma oportunidade para demonstrar ao mundo que está se aproximando do Brasil, com potencial para apresentar essa união à Organização Mundial do Comércio (OMC).
A missão no país asiático também trouxe conquistas significativas, incluindo a abertura de mercado para a importação do avocado brasileiro.
Essa missão do Mapa contou com a participação de representantes do Ministério de Relações Exteriores, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), de 18 associações do agronegócio e dezenas de empresários do setor. Essa iniciativa fortalece os laços entre o Brasil e a Índia, estabelecendo uma base sólida para futuras colaborações comerciais e cooperação tecnológica no setor agropecuário.