Exportações de bens de capital alcançam valor recorde em 2023
As exportações de bens de capital do Brasil atingiram um valor recorde em 2023, totalizando 18,2 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior. Esses dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em sua Nota Econômica nº 32.
Segundo a pesquisa, o aumento nas exportações de bens de capital foi impulsionado por um aumento de 7% nos preços dos produtos exportados e de 4,3% na quantidade exportada. No entanto, apesar do resultado positivo, houve uma queda na participação do setor produtivo no total das exportações brasileiras, o que ressalta a necessidade de diversificação da pauta exportadora do país.
Entre os setores que mais contribuíram para o resultado positivo estão Máquinas e Equipamentos e Outros Equipamentos de Transporte, que juntos representaram 78,9% das exportações de bens de capital em 2023.
As exportações da indústria de transformação, que englobam os bens de capital, totalizaram US$ 177,1 bilhões em 2023, sendo o segundo melhor resultado desde o início da série histórica em 2001. Esse valor representa uma queda em relação a 2022, quando o país exportou US$ 181,4 bilhões, mas ainda assim foi um resultado significativo.
Em relação aos destinos das exportações, a pesquisa aponta que a América Latina, a União Europeia e os Estados Unidos foram os principais destinos dos bens de consumo duráveis e de capital exportados pelo Brasil em 2023. Os Estados Unidos continuam sendo o principal destino das exportações desses bens, seguido pelo Mercosul, que ultrapassou a União Europeia.
Para fortalecer a competitividade da indústria no comércio internacional, a CNI destaca a importância da implementação do Mapa Estratégico da Indústria, que aborda temas como aumento da competitividade do comércio exterior brasileiro, eliminação de barreiras comerciais e celebração de acordos internacionais.