Privatização dos portos públicos nacionais avança no país
Desestatização dos portos de Santos, Itajaí e Vitória são os focos da agenda de privatização portuária do Governo Federal, ocasionando maiores expectativas nos setores de logística e transporte de cargas, haja visto que mais de 90% das cargas de comercio exterior do país são movimentadas pelos complexos portuários.
Para especialistas do setor, os planos de desestatização começam pela identificação de gargalos no desenvolvimento do setor portuário, passando por estratégias de aumento em eficiência na gestão e na atração de investimentos do setor privado, em contrapartida as limitações orçamentárias do setor público.
Os passos seguintes no cronograma do programa de privatização dos portos públicos podem ser acompanhados através de estudos entregues por órgãos como a CODESA (Companhia Docas do Espírito Santo) em fase mais avançada comparada a Cias. de outros Portos para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU), com a previsão de publicação do edital ainda este ano e o leilão no final do primeiro trimestre de 2022. Por outro lado, o porto de Santos é o mais complexo. A previsão é que a consulta pública seja aberta até o final deste ano e o leilão fique para o final do segundo semestre de 2022.