Portos brasileiros aceleram modernização para começar 2026
Os principais portos do Brasil estão avançando em um ciclo de modernização que promete transformar suas operações já no início de 2026. Portonave e Santos Brasil, dois dos maiores terminais do país, somam investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões em tecnologia, expansão de capacidade, eletrificação de equipamentos e iniciativas sustentáveis.
Portonave investe R$ 2 bilhões e amplia capacidade para 2 milhões de TEUs
Localizado em Santa Catarina, o terminal da Portonave passa por uma das maiores obras de modernização de sua história. Entre os destaques:
- Adequação do cais para profundidade de 17 metros, permitindo a recepção de navios de até 400 metros de comprimento;
- Instalação de novos guindastes de cais, mais modernos e de maior capacidade operacional;
- Aquisição de 14 equipamentos de pátio 100% elétricos;
- Capacidade total ampliada para 2 milhões de TEUs.
Com as melhorias, o terminal reforça sua posição como um dos hubs mais eficientes do país, especialmente para rotas de longo curso.
Santos Brasil investe R$ 300 milhões em equipamentos elétricos e operação remota
No Porto de Santos, o navio chinês Zhen Hua 28 traz um pacote de modernização aguardado pelo setor:
- 2 portêineres elétricos de última geração;
- 8 RGTs elétricos equipados com câmeras, sensores, scanners e sistemas inteligentes de controle.
Os novos portêineres poderão ser operados remotamente, com operadores atuando a partir de estações no prédio administrativo. Já os RGTs usam:
- 23 câmeras,
- laser scanners,
- sensores de movimentação,
- controle via joysticks em mesa com três telas,
- e opção de operação em pé.
A operação padrão está prevista para fevereiro de 2026, mas a modalidade remota ainda passará por testes e treinamentos que podem durar até um ano.
Redução de CO2 e metas ambientais mais agressivas
A modernização também está alinhada às metas de sustentabilidade dos terminais. Entre os avanços:
- Substituição de máquinas a diesel por equipamentos elétricos,
- Redução estimada de 713 toneladas de CO2 por mês, equivalente a uma queda de 97% nas emissões,
- Implementação, pela Portonave, do primeiro sistema brasileiro de fornecimento de energia elétrica para navios atracados, reduzindo a necessidade de geradores a bordo.
A Santos Brasil, por sua vez, prevê um total de R$ 3 bilhões em investimentos até 2031, alinhados ao compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040.
Brasil avança rumo a portos mais eficientes e competitivos
Com ampliação de capacidade, eletrificação de operações e adoção de tecnologias inéditas no país, os portos brasileiros se aproximam de um novo patamar de competitividade global. A modernização fortalece a cadeia logística nacional e prepara o Brasil para atender à crescente demanda do comércio exterior nos próximos anos.