Açucar acelera crescimento na movimentação de cargas no Porto de Santos
O Porto de Santos registrou um início de ano espetacular em 2024, com um recorde impressionante de movimentação de cargas em janeiro. O volume total atingiu 11,9 milhões de toneladas, impulsionado principalmente pelo expressivo aumento no embarque de açúcar, que cresceu incríveis 71,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 2 milhões de toneladas. Esse desempenho foi crucial para o crescimento geral de 16,9% em relação a janeiro de 2022.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, expressou sua satisfação com o recorde, destacando que esse marco não apenas representa um número significativo, mas também evidencia a capacidade contínua do Porto de Santos de atender à demanda do comércio exterior brasileiro.
Além do açúcar, outros produtos também apresentaram crescimento significativo nos embarques. A soja em grãos, café, carnes, óleo combustível, adubo e óleo diesel registraram aumentos de 51,8%, 69%, 6,1%, 159,9%, 28,9% e 115,3%, respectivamente.
O total de embarques alcançou 8 milhões de toneladas, representando um aumento de 17,8%, enquanto os desembarques foram de 3,9 milhões de toneladas, um crescimento de 15%.
A carga conteinerizada atingiu 410.878 TEU em janeiro, também um recorde para o mês, com um aumento de 16,4% em comparação com o mesmo período de 2023.
Os granéis sólidos totalizaram 5 milhões de toneladas, um aumento de 13,9% em relação a 2023, com destaque para o açúcar e a soja.
Já os líquidos a granel alcançaram 1,7 milhão de toneladas, um aumento de 23,2% em relação ao ano passado, com óleo combustível e óleo diesel se destacando nesse segmento.
O número de atracações de navios também cresceu, totalizando 439 no ano, um aumento de 10%.
Com relação à corrente comercial brasileira, o Porto de Santos aumentou sua participação para 28,4%, em comparação com 27,6% em janeiro de 2023. Em transações comerciais nacionais com o exterior através do porto, 23,3% envolveram a China como parceiro. O Estado de São Paulo foi responsável pela maior parte das transações comerciais com o exterior através do complexo portuário santista, com 55,6% de participação.