Brasil fortalecendo sua posição como exportador global em 2024
O Brasil está destinado a manter sua posição como um importante exportador de commodities em 2024, impulsionado por uma crescente demanda mundial por alimentos e um foco crescente na sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. A coordenadora do curso de pós-graduação em Negócios Internacionais e Comércio Exterior da FECAP, Sabrina Della Santa Navarrete, destaca que, além das commodities tradicionais, a indústria de alimentos brasileira tem a oportunidade de exportar uma variedade de produtos processados e de alto valor agregado.
Com as projeções populacionais indicando que a população mundial atingirá 10 bilhões de pessoas em 2050, a demanda por alimentos continuará a crescer. O Brasil, reconhecido como um grande produtor agrícola, está bem posicionado para se beneficiar desse crescimento, aproveitando sua reputação no mercado internacional.
A crescente preocupação do Brasil com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social também desempenha um papel crucial. A adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e a inclusão da agenda ESG (ambiental, social e de governança) nas estratégias de negócios das empresas brasileiras mostram ao mundo que o país está alinhado com as preocupações ambientais e sociais.
O Brasil tem potencial para liderar o mercado de carbono global devido à sua extensa cobertura de recursos naturais, incluindo uma das maiores áreas de florestas tropicais do mundo, a Amazônia. Além disso, o compromisso do país com energias renováveis, destacado por acordos internacionais como o Acordo de Paris, o coloca na vanguarda do mercado verde.
Além do setor agroindustrial, a tecnologia, inovação, infraestrutura, construção, indústria automotiva e aeronáutica são identificados como setores que podem impulsionar o crescimento, especialmente com parcerias público-privadas. A demanda global por soluções baseadas em inteligência artificial e tecnologias limpas, assim como a crescente demanda por veículos elétricos, também oferecem oportunidades de expansão.
O Brasil, como uma das maiores economias do mundo, desempenha um papel crucial no comércio internacional. Suas exportações, que incluem commodities como soja, minério de ferro, açúcar, carne bovina e café, estão se diversificando para incluir setores como a indústria automobilística, aeronáutica, produtos químicos e tecnologia.
A China se destaca como o principal parceiro comercial do Brasil, seguida pelos Estados Unidos, Argentina, Holanda e México. Além dos acordos com países individuais, o Brasil também mantém parcerias comerciais através de blocos econômicos como o Mercosul, ampliando suas oportunidades comerciais e fortalecendo sua presença global.