Exporta Mais Brasil impulsiona negociações milionárias de cafés especiais
A nona etapa do programa Exporta Mais Brasil concluiu com êxito, revelando promissoras perspectivas para o mercado de cafés arábicas brasileiros. Ao longo de oito dias, produtores e compradores internacionais negociaram intensamente, resultando em uma expectativa de R$ 36,056 milhões em novos negócios nos próximos 12 meses. Este programa, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, visa a expansão das exportações de produtos nacionais por meio de aproximação ativa com diferentes setores em todas as regiões do país. Nesta ocasião, as atividades ocorreram no interior de Minas Gerais e São Paulo.
Durante os dias 8 e 15 de novembro, 24 importadores de 19 países se reuniram com 129 produtores de cafés arábicas. Esses compradores representavam nações como África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Itália, Japão, Portugal, entre outros.
Os cafés especiais, com alto valor agregado, são grãos excepcionais, livres de impurezas e defeitos, que apresentam características sensoriais diferenciadas, originando uma bebida limpa, doce, com corpo e acidez equilibrados e pontuações superiores a 80 em análise sensorial. Além da qualidade intrínseca, eles devem possuir certificação de rastreabilidade e atender a critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção.
Assim como nas etapas anteriores, o Exporta Mais Brasil na região Sudeste proporcionou rodadas de negócios e visitas técnicas. Pela primeira vez, tais atividades aconteceram simultaneamente em dois estados brasileiros. Em Minas Gerais, 38 produtores ofereceram 91 amostras de cafés especiais. Além de Belo Horizonte, os compradores visitaram fazendas e cooperativas em Araxá, no Cerrado Mineiro, e em Oliveira, no Campo das Vertentes.
Na mesma perspectiva, em São Paulo, o evento incluiu visitas a propriedades em São José do Rio Pardo, no Vale do Grama, e em Franca, na Alta Mogiana. Na região, 37 produtores apresentaram 36 amostras de grãos especiais para os compradores internacionais.
Destaque para os cuppings realizados durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras mundiais do setor, ocorrida em Belo Horizonte entre 8 e 10 de novembro. Nessa ocasião, os compradores participaram de uma vasta degustação para conhecer a diversidade de regiões e perfis sensoriais dos cafés brasileiros, com 65 amostras provenientes de 53 produtores de várias regiões do país.
Uma particularidade foram os cuppings dedicados a cafés de produtoras e cooperativas que se concentram no trabalho com mulheres. Essa participação feminina foi um destaque adicional dessa etapa do Exporta Mais Brasil: dos 129 produtores, 40 eram mulheres. Todos esses eventos contaram com o apoio do Brazil. The Coffee Nation, um projeto setorial em parceria com a Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) que visa promover as exportações de cafés especiais, visando posicionar a imagem do Brasil como a "Nação do Café".
Após degustações e negociações presenciais entre os envolvidos, os compradores iniciaram visitas técnicas, onde puderam conhecer diversos processos da cadeia cafeicultora. Mais uma etapa de sucesso rumo ao objetivo de consolidar o Brasil como referência no universo dos perfis sensoriais.
Cafés Brasileiros em Destaque
O Brasil é líder mundial na produção, exportação e segundo maior consumidor de café. Em 2022, o país foi responsável por 33% da produção global do grão, segundo a Organização Internacional do Café. Grande parte dessa produção está concentrada em São Paulo e Minas Gerais, dois estados com longa e profunda tradição na produção de café. Minas, em particular, se destaca como um dos principais polos cafeicultores do país, graças a solos férteis e altitudes ideais para o cultivo do arábica.
No ano de 2022, o Brasil registrou um recorde em receita com as exportações do produto. De acordo com o Conselho dos Exportadores do Café do Brasil (Cecafé), o valor alcançado foi de US$ 9,23 bilhões, um aumento de 46,9% em relação a 2021. Este resultado foi impulsionado por projetos setoriais como o da ApexBrasil em parceria com a BSCA, o Brazil. The Coffee Nation.