Ampliação de portos brasileiros é fundamental para aumentar competitividade
A necessidade de expansão da capacidade dos portos brasileiros, especialmente do Porto de Santos, tem sido tema recorrente entre os representantes do setor portuário. No entanto, essa discussão não se limita apenas ao maior porto da América Latina. A ampliação da infraestrutura portuária no Brasil é vista como um passo essencial para suportar o crescimento da movimentação de cargas e tornar o país mais competitivo no cenário global, além de atrair novos investimentos.
A expansão é uma prioridade para evitar a sobrecarga e aumentar a eficiência dos terminais, pois o congestionamento em um porto pode deslocar as cargas para outras localidades, gerando custos adicionais e perda de competitividade. O Porto de Suape, que movimentou menos de 1 milhão de toneladas de produtos do agronegócio brasileiro em 2023, busca se firmar como uma alternativa viável para o escoamento dessas mercadorias e planeja a expansão de seus terminais para atrair mais navios e aumentar sua capacidade de movimentação.
Já em Santa Catarina, a Portonave também aposta na ampliação para se adequar ao recebimento de navios maiores. Haverá um investimento de R$ 1 bilhão em obras de adequação do cais, permitindo a operação de embarcações de até 400 metros.
O Governo Federal também tem mostrado preocupação com o aumento da capacidade dos portos brasileiros. O Brasil movimentou 1,3 bilhão de toneladas de carga em 2023 e para suportar esse volume crescente, a expansão portuária é imprescindível.
A expansão portuária se estende a outras regiões, como os Terminais de Uso Privativo (TUPs) em Espírito Santo e Piauí, além de projetos em Santa Catarina e no Paraná, onde três novos terminais, incluindo um dedicado a contêineres, já estão em desenvolvimento.
Com essas iniciativas, a expectativa é que a infraestrutura portuária brasileira seja modernizada, atendendo à crescente demanda e proporcionando ao Brasil maior competitividade no comércio exterior.