Portos brasileiros devem se preparar para a expansão da produção de Hidrogênio Verde
A necessidade de adequação dos portos brasileiros para a produção e exportação de hidrogênio verde (H2V) é vista como um passo estratégico para o futuro econômico do Brasil. Com a sanção da Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, também conhecida como Marco do Hidrogênio Verde, o Brasil passa a alinhar suas operações logísticas com práticas sustentáveis, especialmente no transporte terrestre e marítimo.
O Brasil possui grande potencial para se destacar no mercado internacional de hidrogênio verde, graças à sua abundância em recursos renováveis e à crescente demanda por produtos de baixa emissão de carbono. A nova legislação traz segurança jurídica aos investidores e define padrões de produção e certificação, fortalecendo o desenvolvimento do setor. Além disso, a política prevê R$ 18 bilhões em incentivos fiscais para descarbonizar a indústria e os transportes nos próximos cinco anos.
Para atender a essa demanda emergente, os portos brasileiros precisam se adequar tanto para a produção quanto para a exportação do hidrogênio. É preciso investir em infraestrutura que permita a descarbonização das operações portuárias, ao mesmo tempo que os prepara para a produção de hidrogênio.
O Marco do Hidrogênio Verde é o primeiro passo para transformar os portos brasileiros em hubs de energia limpa, a médio prazo, será possível receber embarcações menos poluentes e implementar infraestrutura adequada que supra a demanda de energia elétrica.
O hidrogênio verde, produzido por meio de energias limpas e renováveis, representa uma alternativa fundamental na luta contra os combustíveis fósseis e a descarbonização de processos industriais. A expectativa é que, com o apoio do governo e investimentos privados, o Brasil se torne um dos líderes globais na produção de H2V até 2030.