Cooperação entre Brasil e Alemanha nas áreas de extração de recursos minerais
O Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil e o Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha assinaram uma declaração conjunta de intenções para cooperação nas áreas de extração e beneficiamento de recursos minerais e economia circular em compatibilidade com o meio ambiente. A assinatura no dia 08 de março de 2024 e foi celebrada como um passo importante para fortalecer as relações entre os dois países nesses setores.
O acordo visa a troca de experiências e tecnologias para alavancar toda a cadeia mineral, desde a extração até o processamento, com foco na segurança e sustentabilidade da atividade. O Brasil, conhecido por sua diversidade e quantidade de reservas minerais, é visto como um parceiro estratégico nessa cooperação.
A parceria busca fortalecer o setor mineral, atrair investimentos e assegurar que a atividade seja cada vez mais segura e sustentável. O acordo representa um grande passo para os dois países, demonstrando convergência nos planos em relação à mineração e sustentabilidade.
Entre os compromissos estabelecidos no acordo estão o fortalecimento das relações nas áreas de investigação, exploração, extração, tratamento, transformação e reciclagem de recursos minerais, além do intercâmbio de experiências sobre normas de licenciamento ambiental e padrões de proteção ambiental e social na mineração e pós-mineração.
A declaração conjunta de intenções sinaliza uma cooperação mais estreita entre Brasil e Alemanha, buscando o desenvolvimento de atividades ambiental, econômica e socialmente seguras e sustentáveis no setor mineral.