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Notícias

Tunísia registra superávit no setor de alimentos impulsionado por exportações de azeite e pescados

22/03/2024

Comércio

Tunísia registra superávit no setor de alimentos impulsionado por exportações de azeite e pescados

O setor de alimentos da Tunísia apresentou um desempenho positivo em fevereiro de 2024, impulsionado principalmente pelas exportações de azeite e pescados, que contribuíram para um superávit comercial no período. Segundo dados do Observatório Nacional da Agricultura, divulgados pela Tunis Afrique Presse (TAP), o superávit do setor em fevereiro foi de 871,3 milhões de dinares tunisianos (aproximadamente US$ 281,3 milhões), em comparação com 1,1 milhão de dinares (cerca de US$ 355,4 mil) no mesmo mês do ano anterior.

As exportações totais de alimentos atingiram 2,057 bilhões de dinares tunisianos (US$ 664,3 milhões), um aumento significativo de 59,5% em relação a fevereiro do ano passado. O destaque ficou para o azeite, que registrou um crescimento de 99,5% em valor, totalizando 1,324 bilhão de dinares tunisianos (US$ 427,5 milhões). Em volume, foram exportadas 48,3 mil toneladas, um aumento de 10,8%. O preço médio do azeite exportado alcançou 27,4 dinares por quilo (US$ 8,8), um aumento de 80% em relação a fevereiro de 2023.

Os pescados também tiveram um desempenho positivo, totalizando 125,5 milhões de dinares (US$ 40,5 milhões), e um aumento de 12,5% em volume, totalizando 5 mil toneladas. Os principais produtos alimentícios exportados pela Tunísia incluem azeite de oliva, tâmaras e pescados.

Por outro lado, as importações totalizaram 1,186 bilhão de dinares (US$ 383 milhões) em fevereiro, uma redução de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado. As maiores quedas nas importações foram registradas nos grãos (-7,7%), óleos vegetais (-7%) e açúcares, com uma redução significativa de 52,1%.

Esses resultados mostram que as exportações em alta e as importações em queda contribuíram para o superávit do setor de alimentos da Tunísia, demonstrando a competitividade e o potencial do país no mercado internacional de alimentos.

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