Empresa portuguesa vence leilão para obra do túnel Santos-Guarujá
A portuguesa Mota-Engil, que tem participação acionária da chinesa CCCC (China Communications Construction Company), venceu no dia 05 de setembro, o leilão para construir e operar o túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. O projeto será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina.
Valor da obra e modelo de contrato
O investimento total será de R$ 6,8 bilhões. Desse montante, R$ 5,1 bilhões virão dos governos estadual e federal, e o restante será aportado pela Mota-Engil. O contrato, firmado em regime de PPP (parceria público-privada), terá duração de 30 anos.
A empresa também poderá arrecadar com pedágios: R$ 6,15 para carros, R$ 3,07 para motos e R$ 18,35 para caminhões.
Deságio e cronograma da obra
O leilão teve um deságio de 0,5% sobre a contraprestação pública anual prevista no edital (R$ 438 milhões).
Experiência internacional da CCCC
Embora a Mota-Engil tenha experiência consolidada em infraestrutura no Brasil, não possui histórico em túneis submersos. A expertise virá da CCCC, reconhecida mundialmente por projetos como:
- Túnel da Baía de Dalian (China);
- Túnel Shenzhen-Zhongshan, o maior túnel imerso contínuo do mundo;
- Ponte-túnel Hong Kong-Zhuhai-Macau, a mais extensa já construída nesse modelo.
Impacto para a Baixada Santista
Com a conclusão da obra, a travessia entre Santos e Guarujá será muito mais ágil, reduzindo a dependência das balsas e fortalecendo a logística da região portuária. O túnel é considerado um projeto greenfield, ou seja, implantado sem infraestrutura prévia, baseado em projeções de demanda de tráfego.
O túnel Santos-Guarujá deve se tornar um marco da infraestrutura brasileira e um dos principais símbolos de integração logística do país.