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Notícias

Empresa portuguesa vence leilão para obra do túnel Santos-Guarujá

10/09/2025

Logística

Empresa portuguesa vence leilão para obra do túnel Santos-Guarujá

A portuguesa Mota-Engil, que tem participação acionária da chinesa CCCC (China Communications Construction Company), venceu no dia 05 de setembro, o leilão para construir e operar o túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. O projeto será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina.

Valor da obra e modelo de contrato

O investimento total será de R$ 6,8 bilhões. Desse montante, R$ 5,1 bilhões virão dos governos estadual e federal, e o restante será aportado pela Mota-Engil. O contrato, firmado em regime de PPP (parceria público-privada), terá duração de 30 anos.

A empresa também poderá arrecadar com pedágios: R$ 6,15 para carros, R$ 3,07 para motos e R$ 18,35 para caminhões.

Deságio e cronograma da obra

O leilão teve um deságio de 0,5% sobre a contraprestação pública anual prevista no edital (R$ 438 milhões). 

Experiência internacional da CCCC

Embora a Mota-Engil tenha experiência consolidada em infraestrutura no Brasil, não possui histórico em túneis submersos. A expertise virá da CCCC, reconhecida mundialmente por projetos como:

  • Túnel da Baía de Dalian (China);
  • Túnel Shenzhen-Zhongshan, o maior túnel imerso contínuo do mundo;
  • Ponte-túnel Hong Kong-Zhuhai-Macau, a mais extensa já construída nesse modelo.

Impacto para a Baixada Santista

Com a conclusão da obra, a travessia entre Santos e Guarujá será muito mais ágil, reduzindo a dependência das balsas e fortalecendo a logística da região portuária. O túnel é considerado um projeto greenfield, ou seja, implantado sem infraestrutura prévia, baseado em projeções de demanda de tráfego.

O túnel Santos-Guarujá deve se tornar um marco da infraestrutura brasileira e um dos principais símbolos de integração logística do país.

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