Brasil torna-se principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos chineses
O Brasil ultrapassou a Bélgica e se tornou o principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos plug-in fabricados na China, segundo dados recentes do setor. Este avanço significativo ocorre em um momento estratégico, em que as montadoras chinesas estão diversificando suas vendas para mercados fora da Europa, em resposta à investigação de subsídios pela União Europeia sobre veículos elétricos chineses.
Conforme a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram impressionantes 13 vezes em comparação ao ano anterior, totalizando 40.163 unidades em abril. Esse crescimento expressivo posicionou o Brasil como o principal mercado de exportação pelo segundo mês consecutivo, após ocupar a décima posição em janeiro.
Reação Rápida das Montadoras Chinesas
A resposta das montadoras chinesas a essa mudança de mercado tem sido notavelmente rápida. A BYD, por exemplo, está em processo de construção de um complexo de fabricação no Brasil, com planos de iniciar a produção local até o final deste ano ou início de 2025. Da mesma forma, a GWM anunciou que sua planta no Brasil começaria a operar no segundo semestre de 2024. A expectativa é que outros fabricantes chineses façam anúncios similares para o mercado brasileiro em breve.
Brasil em Destaque no Cenário Internacional
Em abril, o Brasil também se destacou como o segundo maior destino de exportação de automóveis chineses de todos os tipos, ficando atrás apenas da Rússia. A Rússia, apesar das sanções ocidentais, continua a ser o principal mercado de exportação para os veículos chineses.
Os dados da CPCA mostram ainda uma diminuição significativa nas importações de veículos elétricos chineses por países europeus como Espanha, França, Países Baixos e Noruega entre janeiro e abril. A investigação de subsídios pela União Europeia tem impactado negativamente as exportações para o bloco, levando as montadoras chinesas a buscar ativamente mercados alternativos na América do Sul, Austrália e Sudeste Asiático.
Crescimento das Exportações para a Rússia e América Latina
Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações de automóveis chineses para a Rússia aumentaram 23%, totalizando 268.779 veículos. No mesmo período, as exportações para o México e o Brasil cresceram 27% e 536%, respectivamente, alcançando 148.705 e 106.448 unidades.
A crescente demanda por veículos de nova energia no Brasil, aliada à expansão estratégica das montadoras chinesas, destaca o país como um mercado-chave para carros elétricos e híbridos, especialmente num momento de resistência nos mercados europeus e norte-americanos. Além disso, a nova política brasileira de incentivo à produção local de automóveis deve abrir ainda mais oportunidades para a indústria automotiva nos próximos anos.