Frutas brasileiras ganham destaque nos mercados árabes
O cenário da pandemia de COVID-19 provocou mudanças notáveis nos padrões de consumo e nas demandas dos mercados árabes por produtos brasileiros. Entre os produtos que têm despertado interesse crescente estão as frutas, um setor que experimentou um aumento notável na procura.
O desejo crescente dos países árabes por frutas brasileiras, particularmente cítricos causou um aumento na demanda e se traduz em novas oportunidades para o Brasil em termos de exportação para esses mercados, tanto em alimentos como em outros setores.
A segurança alimentar tornou-se uma preocupação principal na região árabe devido às perturbações causadas pela pandemia. Os árabes estão acumulando estoques de alimentos para garantir o suprimento contínuo, já que muitos desses países dependem fortemente das importações de alimentos devido às suas condições climáticas que não favorecem a produção em grande escala.
A Câmara Árabe Brasileira estabeleceu um comitê comercial para identificar as necessidades dos mercados árabes durante a pandemia e buscar potenciais fornecedores no Brasil. O objetivo é ampliar a variedade de fornecedores e de produtos exportados.
Além do aumento na demanda por alimentos, os esforços dos países árabes para promover a produção interna, há inúmeras oportunidades para o Brasil fornecer novos produtos e serviços, como equipamentos e expertise em projetos industriais na região.
Os países árabes representam um mercado substancial, com cerca de 400 milhões de habitantes, além de suas reexportações para um público total de dois bilhões de pessoas. Além disso, o Brasil tem uma experiência significativa como fornecedor de produtos halal, que atendem às regras do islamismo em relação à higiene e à sanidade.
A criação de um planejamento estratégico em parceria com o Ministério da Agricultura para garantir o fornecimento contínuo para os países árabes e a criação de rotas de transporte marítimo direto entre o Brasil e esses países foi um assunto discutido também. Além disso, um laboratório de startups criado pela Câmara Árabe Brasileira para apoiar projetos envolvendo o Brasil e os países árabes. Essa iniciativa visa a fortalecer ainda mais as relações comerciais entre o Brasil e esses mercados, além de promover a inovação e a colaboração entre startups dessas regiões.