Impactos da Operação-Padrão geram filas de mais de 5 mil contêineres
Impactos da Operação geram filas de mais de 5 mil contêineres e graneleiros no Porto de Santos.
A fila de contêineres à espera de liberação para entrada e saída no Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, que era de 5 mil contêineres até 24 de junho saltou para 5,5 mil até ontem (27/06), segundo dados levantados pelo Notícias Agrícolas junto à ANFFA Sindical.
A emissão de certificados para a liberação de cargas, inclusive de produtos do agronegócio, que levava até 72 horas agora está em até 14 dias para a emissão.
Os auditores agropecuários (AFFA) são responsáveis pela liberação de diversos produtos para exportação e importação no Brasil, incluindo insumos da agricultura e pecuária, como os fertilizantes, agroquímicos, sementes, produtos veterinários e rações para animais.
O impacto na logística portuária do país ocorre por conta de operação-padrão de auditores agropecuários, que são servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e estão em mobilização há algum tempo. No final de maio, mais de mil caminhões estavam "travados" na fronteira do Paraguai com o Brasil.