Porto de Santos registra aumento significativo no embarque de milho e granéis sólidos
No mês de outubro, o Porto de Santos testemunhou um incremento significativo no embarque de milho, totalizando 3,2 milhões de toneladas e elevando os embarques de granéis sólidos vegetais em 29,6%. Esse desempenho robusto impulsionou o acumulado do ano para 14,8 milhões de toneladas, representando um crescimento de 34,5%. Esse resultado foi fundamental para manter o recorde do Porto em 142,0 milhões de toneladas, crescendo 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O clima impactou o resultado, pois outubro foi marcado por chuvas intensas, o que não favoreceu plenamente o embarque de grãos, apesar disso, o desempenho histórico no embarque de granéis sólidos vegetais como um sinal da resiliência e produtividade do Porto de Santos. O embarque total de granéis vegetais, incluindo milho, açúcar, e soja, atingiu 7,1 milhões de toneladas. Porém, as chuvas têm impactado esse tipo de carga, exigindo um esforço conjunto para agilizar os embarques e a liberação de navios nos terminais.
Embora o total de cargas em outubro tenha apresentado uma ligeira redução de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mantém-se como a segunda melhor marca entre os meses de outubro. Os embarques, no entanto, cresceram 2,7%, enquanto as descargas caíram 10%, totalizando 10,7 milhões e 3,5 milhões de toneladas, respectivamente.
No setor conteinerizado, o mês de outubro registrou 439.743 TEU, com um acumulado anual de 3,9 milhões de TEU, resultando em reduções de 2,6% e 6,9%, respectivamente.
Os granéis sólidos alcançaram um marco de 77,5 milhões de toneladas no acumulado do ano, um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2022. Os destaques incluem soja, açúcar, milho, soja peletizada e adubo.
Os líquidos a granel totalizaram 15,9 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a outubro, com uma leve queda de 0,5%. Destaque-se a composição que inclui óleo diesel, óleo combustível, sucos cítricos, entre outros. O Porto de Santos registrou 4.496 atracações de navios no ano, um aumento de 3,8%.
No cenário da corrente comercial, o Porto de Santos representou 28,4% e manteve relações expressivas com a China, sendo responsável por 30,4% das transações comerciais nacionais com o país asiático. O estado de São Paulo detém a maior participação, correspondendo a 54,6% nas transações comerciais via o complexo portuário santista.