Volkswagen do Brasil inicia importações pelo porto de Vitória
A Volkswagen do Brasil deu início às operações de importação de veículos pelo Porto de Vitória, no Espírito Santo, ampliando sua presença logística no país. A primeira remessa trouxe 32 unidades do modelo Taos, produzidas na fábrica da montadora em General Pacheco, na Argentina. Um novo desembarque com o mesmo modelo está programado para o mês de maio.
Segundo a montadora, a escolha do Porto de Vitória como novo ponto de entrada de suas importações foi estratégica, visando otimizar a logística de distribuição nas regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia. O uso do porto capixaba reduz a necessidade de longos trajetos rodoviários, o que contribui diretamente para a eficiência da operação e redução de custos logísticos.
Em um país do tamanho do Brasil, com dimensões continentais, a questão logística é fundamental para qualquer empresa. Ter parceiros em estados estratégicos, como o Espírito Santo, é muito importante à medida em que há uma descentralização das operações da Volkswagen no Brasil. A nova operação beneficia todos os players: o Estado e a economia local e a Volkswagen.
Importações em alta
Em 2024, a Volkswagen do Brasil registrou a importação de 33,5 mil unidades, um crescimento de 22% em comparação ao volume de 2023 (27,5 mil). A Argentina foi o principal parceiro comercial da marca, respondendo por 86% das importações, com destaque para os modelos Taos (21,5 mil unidades) e Amarok (7.386 unidades) - ambos fabricados em General Pacheco.
Outros modelos, como o Jetta GLI (2.633 unidades) e o Tiguan Allspace (1.984 unidades), vieram da planta de Puebla, no México.
Portos estratégicos na operação logística da Volkswagen
Além do Porto de Vitória, a Volkswagen opera por outros importantes hubs logísticos do Brasil:
- Porto de Santos (SP): exportações
- Porto de Paranaguá (PR): importação e exportação, com operação de terminal próprio
- Porto de Suape (PE): importações
No Porto de Paranaguá, a marca movimentou 46.126 veículos entre importações e exportações apenas em 2024, representando 43,79% de toda a movimentação de veículos no terminal paranaense no ano.
A nova rota de importação pelo Porto de Vitória reforça a tendência de diversificação dos canais logísticos por parte das montadoras, buscando maior capilaridade e eficiência no escoamento de veículos. A descentralização da logística também impulsiona o comércio exterior, beneficia terminais portuários regionais e gera impactos positivos na cadeia logística nacional.