Brasil rumo à eletromobilidade
Brasil Rumo à Eletromobilidade: Parcerias Chinesas Impulsionam a Modernização da Indústria Automotiva
O ano de 2023 marcou um marco significativo para a eletromobilidade no Brasil, com um impressionante recorde de 34 mil veículos elétricos emplacados no primeiro semestre, representando um aumento impressionante de 58% em relação ao mesmo período do ano anterior. Especialistas e líderes da indústria automotiva brasileira se uniram no webinar "O mercado de veículos elétricos na China e suas implicações para o Brasil", organizado pelo renomado Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), para discutir como o país pode abraçar a modernização e aproveitar ao máximo o potencial da energia elétrica, visando retomar seu protagonismo na América Latina.
O Brasil emerge como um terreno extremamente propício para a eletromobilidade, impulsionado por sua matriz energética limpa e abundantemente disponível, como destacou Clemente Gauer, Corporate Affairs da Tupinambá Energia. Ele enfatizou que, embora os veículos elétricos possam não atender a todos os perfis de consumidores, é fundamental que se tornem alternativas práticas e acessíveis para quem busca adotar essa tecnologia inovadora. Atualmente, os veículos híbridos plug-in e totalmente elétricos representam apenas 2,5% das vendas totais de veículos no Brasil, um número notavelmente menor se comparado à expressiva fatia de 20% alcançada na União Europeia e na China.
Thiago Sugahara, Gerente de ESG da Great Wall Motors (GWM) e representante atuante da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), traçou um panorama vívido do mercado de veículos elétricos no Brasil. Ele ressaltou que, há uma década, as vendas mal atingiam a marca de 1.000 unidades, porém, as perspectivas para 2023 são extraordinariamente otimistas, com previsões indicando um número impressionante de até 75 mil veículos elétricos em circulação.
Sugahara projetou um cenário de evolução consistente, enfatizando que o mercado de veículos elétricos no Brasil tende a duplicar a cada dois anos. Com a chegada de novos players, especialmente oriundos da China, uma maior variedade de produtos está sendo introduzida, o que estimula a adoção desses veículos, especialmente nos centros urbanos. Paralelamente, a infraestrutura de suporte à eletromobilidade está ganhando forma e amadurecendo gradualmente.
Rodrigo Teixeira, Vice-Presidente Comercial da Comexport, uma das maiores e mais influentes tradings brasileiras, enfatizou a importância crucial da importação de veículos elétricos para introduzir essas tecnologias inovadoras no mercado local. Ele ressaltou que mais de um terço dos veículos elétricos importados para o Brasil são trazidos pela Comexport, indicando uma tendência promissora de crescimento. O executivo também compartilhou planos ambiciosos: a estimativa é importar mais de 50 mil veículos elétricos este ano, com uma parcela significativa oriunda da China.
O ingresso de empresas chinesas, como a BYD e a Great Wall Motors, está redefinindo de forma proeminente o cenário da eletromobilidade no Brasil. Essas renomadas empresas do setor já alocaram investimentos substanciais, totalizando cerca de R$ 13 bilhões, para a construção e expansão de suas fábricas no país. O Brasil está se consolidando como uma plataforma estratégica de produção e exportação de veículos elétricos para a América Latina.
Esse movimento traz consigo uma oportunidade ímpar para a indústria automotiva brasileira se reinventar e modernizar, como destacou Rodrigo Teixeira. A produção local de veículos elétricos pode não somente impulsionar a economia, mas também revigorar o papel do Brasil como um proeminente exportador de automóveis para países vizinhos.
Os participantes do evento ressaltaram que o Brasil possui características competitivas distintas que o destacam globalmente na indústria de veículos elétricos. No entanto, previsibilidade e um claro respaldo governamental se mostram elementos vitais para catalisar ainda mais investimentos nesse setor inovador e estrategicamente crucial para o futuro sustentável do país.