Empresas italianas impulsionam exportações de máquinas e tecnologias para embalagens no Brasil
A participação de empresas italianas na 39ª edição da Fispal Tecnologia 2023, realizada em São Paulo, promete impulsionar as exportações de máquinas e tecnologias para o segmento de embalagens no Brasil neste ano. A Itália é líder mundial nesse setor, e as importações brasileiras representam 0,8% das exportações italianas no ramo. Com cerca de 26% do mercado global, a indústria italiana de máquinas para embalagem gera anualmente mais de 8 bilhões de euros, sendo que quase 80% dessas operações ocorrem no exterior.
A participação da Itália na Fispal Tecnologia, um evento importante realizado no Brasil, demonstra o interesse do país em expandir sua atuação na região, identificando e promovendo novos negócios. De acordo com Ferdinando Fiore, diretor geral para o Brasil da Italian Trade Agency (ITA), a Agência Italiana de Promoção das Exportações, as empresas italianas consideraram bastante positiva sua participação na mostra. Durante os quatro dias da feira, mais de 600 visitantes, incluindo representantes de empresas brasileiras líderes nos setores de alimentos, bebidas e embalagens, engenheiros, gerentes de engenharia e produção, diretores industriais, CEOs e proprietários, visitaram os estandes das empresas italianas.
As primeiras avaliações recebidas pelas empresas italianas presentes na Fispal Tecnologia indicam uma satisfação média em torno de 4,5 em uma escala de 1 a 5. Esse resultado positivo levou várias empresas a confirmarem sua participação no evento no próximo ano, enquanto outras já entraram em contato buscando informações para participarem da 40ª edição da feira em 2024.
Do público diversificado que visitou o estande da ITA na Fispal Tecnologia, aproximadamente 40% estavam interessados em soluções de automação logística e processos de engenharia. Outros 20% buscavam máquinas e soluções para processos e tecnologias de embalagens. Segundo Ferdinando Fiore, os italianos são referência mundial em ambos os setores, sendo responsáveis por quase um terço de todas as máquinas e equipamentos desse segmento comercializados globalmente.