Exporta Mais Brasil promove oportunidades de negócios no setor de mel e própolis no Piauí
Em uma nova rodada do programa Exporta Mais Brasil, oito compradores de cinco países estão no Piauí para fazer negócios com 25 empresas brasileiras do setor de mel e própolis. A atividade visa alavancar as exportações e fortalecer a economia regional.
A delegação de empresas brasileiras, procedente de 14 estados, incluindo seis do Piauí, chegou a Teresina para encontros com os compradores internacionais na sede do hub Investe Piauí. O objetivo é promover conexões e oportunidades de negócios com um serviço especializado de matchmaking, que alinha as demandas dos importadores com a oferta das produtoras de mel e própolis.
Visitas Técnicas
Os compradores internacionais, vindos da Tailândia, Bangladesh, Reino Unido, Polônia, Espanha e Emirados Árabes Unidos, visitaram espaços produtivos em Picos e Oeiras, cidades a cerca de 300 km de Teresina.
A apicultura no Brasil é uma fonte sustentável de emprego e renda, especialmente para pequenos produtores. Segundo o IBGE, 82% dos apicultores brasileiros estão no contexto da agricultura familiar. O país se destaca pela produção de mel orgânico devido à sua vasta área preservada. O Nordeste, particularmente o Semiárido, é o principal produtor e exportador de mel orgânico, com o Piauí liderando as exportações do produto em 2023, responsável por 36,6% das vendas, totalizando US$ 31,2 milhões.
Em 2023, o Brasil exportou US$ 85.224.000 milhões em mel, com os Estados Unidos sendo o principal destino (76%), seguidos por Alemanha (7%) e Canadá (6%). O mel orgânico é o principal produto exportado. Um dos desafios do setor é diversificar os mercados para o mel a granel, aproveitando a crescente demanda mundial por produtos naturais e saudáveis.