Busca de novos mercados: frtalecendo as relações com a América Central e Caribe
Para estimular a expansão do comércio entre o Brasil e os países da América Central e do Caribe, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos organizou uma reunião de embaixadores e secretários de Comércio e Agricultura das representações brasileiras na região. Isso faz parte dos esforços da agência para abrir novos mercados e fortalecer a presença do Brasil em uma região cujo comércio com o país sofreu uma significativa redução nos últimos anos.
A reunião aconteceu na Cidade do Panamá, no Panamá, entre os dias 18 e 20 de outubro, reunindo representantes do governo e empresários brasileiros. A iniciativa segue o mesmo modelo adotado anteriormente na África e que deverá ser aplicado na América do Sul.
Atualmente, o comércio bilateral entre o Brasil e os 40 países da América Central e Caribe, juntamente com o México, totaliza US$ 19,7 bilhões, enquanto esses países negociam US$ 828 bilhões com os Estados Unidos, o que equivale a 55,4% do comércio total da região. O governo acredita que há um grande potencial para expandir essa participação e intensificar as relações, inclusive através do aumento das importações brasileiras desses países.
O mercado de carne movimenta cerca de US$ 2 bilhões anualmente, e o Brasil tem a capacidade de fornecer a essa região com suas empresas.
Durante a reunião, embaixadores e adidos das embaixadas forneceram informações e cenários detalhados para mapear oportunidades e definir estratégias para programas e projetos que promovam o comércio país a país. A reunião também contou com a participação de líderes de empresas brasileiras e representantes dos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores.
A viagem na qual o Brasil reduziu sua presença no Caribe e na África prejudicou o país, e o retorno a essas regiões, impulsionado pela diplomacia presidencial do governo Lula, é visto como um passo importante para a expansão das relações comerciais e o crescimento econômico.