Empresas preparam propostas para o leilão da obra do túnel Santos-Guarujá
Empresas de infraestrutura e consórcios nacionais e internacionais estão em fase final de preparação para disputar o leilão de concessão do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá, no litoral de São Paulo. O projeto, estimado em mais de R$ 6 bilhões, é considerado uma das obras de mobilidade urbana mais aguardadas do país e terá seu leilão realizado ainda este ano, na sede da B3, em São Paulo.
O túnel Santos-Guarujá promete encurtar o tempo de travessia entre as duas cidades, que hoje depende basicamente do sistema de balsas, utilizado por cerca de 20 milhões de pessoas anualmente. A obra prevê a implantação de uma passagem submersa com quatro faixas de rolamento e infraestrutura para transporte coletivo, garantindo maior eficiência logística para o porto de Santos, o maior da América Latina.
Segundo o governo do Estado de São Paulo, a concessão terá prazo de 30 anos e incluirá não apenas a construção do túnel, mas também a operação e manutenção da estrutura. O modelo prevê parcerias público-privadas (PPP), com aporte de recursos privados e financiamento por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Especialistas destacam que o empreendimento será estratégico para o comércio exterior, já que facilitará o acesso de caminhões ao porto, reduzindo gargalos logísticos e custos de transporte. Além disso, trará benefícios diretos à população, diminuindo o tempo de deslocamento diário entre as duas cidades, que atualmente pode ultrapassar uma hora em períodos de pico.
O leilão na B3 deve atrair grandes players do setor de infraestrutura, incluindo construtoras, fundos de investimento e operadores logísticos. A expectativa é de que as obras tenham início em 2026, com prazo estimado de cinco anos para conclusão.
Se concretizado dentro do cronograma, o túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel submerso construído no Brasil e um marco histórico para a engenharia nacional.